Rumo a 2026 3i5y2q

Segunda-Feira, 05 de Maio de 2025, 06h50 6w441u

RUMO ÀS URNAS

Cattani não vê racha na direita e diz: "Muitos se pintam de bolsonaristas"

Gilberto Cattani defende que empresário Odílio Balbinotti concorra ao Palácio Paiaguás

Patricia Sanches e Jacques Gosch

Considerado como “bolsonarista raiz”, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) não vê a direita dividida em Mato Grosso, por isso, acredita que ela sairá fortalecida nas eleições do ano que vem. Neste contexto, ressalta que há membros da esquerda, centro e direita no Estado e reflete que muitos políticos tentam pegar carona na direita, por estar em alta. “Você não vê o contrário acontecendo do outro lado [na esquerda], muitas pessoas têm tentado se aproximar [da direita], têm tentado se pintar como bolsonarista, essa coisa toda, mas, no final, a gente  sabe quem é quem”, dispara o parlamentar, sem citar nomes.

Mato Grosso é tido como um Estado conservador e onde a direita demonstrou força nas eleições municipais do ano ado, quando elegeu os prefeitos das maiores cidades: Abilio Brunini (Cuiabá); Flávia Moretti (Várzea Grande); e Cláudio Ferreira (Rondonópolis), além de outros municípios-polo como Sinop (Roberto Dorner, que foi reeleito) e Primavera do Leste (Sérgio Machnic).

Annie Souza/Rdnews

Deputado estadual Gilberto Cattani

De olho em 2026, vários deputados estaduais e federais, o governador Mauro Mendes (União) e outros políticos têm “guinado” à direita por meio de ações e também "alinhando" de discursos. Questionado sobre o aceno de Mauro ao bolsonarismo, Cattani minimiza e afirma que o governador apenas participou de atos pró-anistia - No Rio e em São Paulo, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro - e que todo apoio é bem vindo.

Sobre Mauro capitalizar votos no reduto bolsonarista, o liberal desconversa. “Aí é com ele [Mauro] e com os bolsonaristas. Se ele conseguir conquistá-los é outra história”.

Perguntado sobre os nomes da direita, Cattani voltou a citar a possibilidade do empresário Odílio Balbinotti se filiar ao PL e concorrer ao Palácio Paiaguás. “Ele [Balbinotto] tem algumas dificuldades, a gente está tentando convencê-lo, mas se o Balbinotti quiser, ele sim faz parte, é um grande nome da direita para poder ser o nosso candidato ao governo”, defende, sem mencionar o nome do senador Wellington Fagundes (PL) que também colocou o nome à disposição para concorrer ao Palácio Paiaguás.

Ainda segundo Cattani, o federal José Medeiros (PL) já está definido como nome aol Senado pelo Partido Liberal.

Confira também: VEJA TODAS 15h2p