Executivo 254j35

Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2024, 18h40 393b6l

IDEB 2023

Ensino Médio de MT é 8º melhor do país; Mauro celebra: "Estado no caminho certo"

Avanço foi de 14 posições em relação ao índice de 2019; resultado era esperado pelo Governo apenas em 2026

Lislaine dos Anjos e Gabriel Rodrigues

Mato Grosso avançou 14 posições em quatro anos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação ao Ensino Médio na rede pública de ensino, saindo do 22º lugar ocupado em 2019 para a 8ª posição. O resultado positivo foi divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos estudantes em português e matemática e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Em 2023, Mato Grosso teve o segundo maior avanço no resultado do Ensino Médio da rede pública, em comparação com o Ideb 2021. Na avaliação de 2023, a média foi de 4,2. No Ideb anterior, o índice de Mato Grosso havia sido 3,6.

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) entre o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto

A melhora de 0,6 no índice, fica atrás apenas do desempenho da rede pública do Pará, que aumentou o índice em 1,3. O Governo ressaltou os investimentos feitos em tecnologia nas escolas para fortalecer o o dos estudantes às plataformas digitais, como forma de reforçar a aprendizagem. 

Ao celebrar o resultado, o governador Mauro Mendes (União Brasil) salientou que o resultado alcançado antecipa uma meta que era esperada apenas para 2026. "Nós fizemos um planejamento de 10 anos da Educação que estabelecia entre os nossos objetivos de resultados que em 2026 deveríamos estar entre as 10 melhores educações do país e, apenas em 2032, nós estaríamos entre as cinco melhores. Todo esse trabalho, esforço dos nossos profissionais da educação e investimento do Governo permitiu que nós antecipássemos esse resultado", afirmou.

Seduc-MT

Mato Grosso mostrou avanço, também, na avaliação dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, o estado ou do 11º lugar ocupado em 2019, com nota de 5,7, para a 9ª posição, com índice de 5,8. Já nos anos finais, o avanço foi de três posições, ando do 13º lugar - com índice de 4,5 em 2019 - para a 10ª posição em 2023, com a nota 4,8.

Mauro destacou que o trabalho feito na Educação é uma jornada longa e que os resultados alcançados desde o início da sua gestão mostram que o estado está no caminho certo. Agora, cobra do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, uma mudança no planejamento estabelecido anos atrás e quer trazer para 2026 a meta antes projetada para 2032, de colocar Mato Grosso entre as cinco melhores educações do país.

"Como em qualquer processo de estabelecimento de meta, quando você atinge, você não se acomoda e vai buscar outros resultados. O time é competente e tenho certeza que vamos continuar em um processo de melhoria dos investimentos, dos resultados internos e, com isso, melhorando os resultados que são aferidos nesses indicadores nacionais", afirmou.

Alan Porto também comemorou os resultados e destacou que Mato Grosso teve uma melhora significativa tanto nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. "É a segunda maior rede que cresceu no Brasil entre todos os estados do Brasil. É motivo para comemorar e agradecer. [...] Não tinha dúvida nenhuma de que alcançaríamos esse resultado. [...] A nossa rede cresceu quase 20% em aprendizado e isso é um salto inédito, nunca aconteceu antes na história de Mato Grosso", disse, durante discurso.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o resultado do Ideb 2023 é fruto de um esforço coletivo para melhorar a qualidade da educação pública em Mato Grosso e representa uma conquista emblemática para o Estado.

“Talvez essa seja a conquista mais importante desse Governo. Era um grande desafio colocar a educação do Estado entre as 10 melhores, e eu, particularmente, não imaginava que conseguiríamos fazer isso em tão pouco tempo. Conquistar este resultado não é fácil. Envolve todo mundo que está na escola, na Secretaria, o amparo dentro de casa, o sistema de educação e toda a tecnologia. É uma conquista emblemática para Mato Grosso porque é capaz de mudar o futuro desses estudantes. Por isso, estamos muito orgulhosos”, manifestou.

Confira também: VEJA TODAS 15h2p