Cidades 5w3y39

Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 09h15 393x68

APÓS TRANSFERÊNCIA

Jaguatirica de MT resgatada em queimada se adapta em zoológico de São Paulo

Transporte do felino foi feito na terça (20), em parceria entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Latam Cargo

Da Redação

A jaguatirica, que foi destinada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para o Zoológico de São Paulo, por meio da parceria com a Latam Cargos, se adapta bem ao local. Após se recuperar da viagem, na última terça-feira (20), o felino ará por mais exames na quarentena de modo a certificar que está apto para integrar o plantel do zoo.

Zoológico de São Paulo

O transporte foi feito por meio do programa Avião Solidário, que promove, de forma gratuita, o envio de animais silvestres por todo o Brasil com o objetivo de preservar a fauna pela conservação "ex situ", ou seja, fora de seu habitat natural. O felino ará a integrar um programa de conservação e poderá contribuir com pesquisas científicas, além da manutenção da diversidade genética em ambientes controlados.

“O zoológico de São Paulo é referência internacional na conservação 'ex situ' de diversas espécies, integrando programas de suma importância para a salvaguarda da fauna brasileira. Com isso, temos total confiança no trabalho desenvolvido por eles, sendo nosso parceiro de longa data”, afirma a analista de Meio Ambiente da Sema e médica veterinária, Danny Moraes.

A jaguatirica foi resgatada em 2024, no distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger, ainda filhote. Ela se encontrava sozinha, sem a mãe por perto, em uma área atingida pelas queimadas, segundo relato de um morador. O animal aparentava ter apenas 2 meses de vida, foi encaminhado para uma clínica veterinária e ou por diversos exames durante 15 dias para verificar a situação de saúde.

Após verificar que o filhote estava bem de saúde, ele ficou com uma guardiã até ser destinada a uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), parceira da Sema. Após permanecer 1 ano na área, foi viabilizada a transferência para o zoo da capital paulista, pelo fato do felino não apresentar condições ideais para ser solto na natureza. A transferência para o destino aconteceu com o apoio da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Confira também: VEJA TODAS 15h2p